Torta de abóbora e caramelo

Essa é a receita doce que fiz com as abóboras que comprei.
Gostei muito do sabor suave da abóbora com o gôsto decisivo do caramelo!

 
 
alt
 
Rendimento: 12 porções
 
Ingredientes:
 
1 base de massa brisée
200 gr de açúcar
80 ml de agua
475 ml de creme de leite fresco
420 gr de purê de abobora (*)
1 colher (chá) e ¼ de canela em pó
1 colher (chá) e ¼ de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de noz-moscada em pó
1 pitada de cravo em pó
½ colher (chá) rasa de sal
4 ovos grandes e levemente batidos
 
Modo de preparo

Em uma panela de paredes altas ferva a agua e o açúcar, evitando de mexer, até obter um caramelo dourado, cerca de 8-10 minutos de fogo, (cuidado para não deixar queimar para não ficar com sabor amargo). Tire do fogo e acrescente o creme de leite fresco (em temperatura ambiente, ou anteriormente esquente um pouco sem ferver), com muito cuidado mexa continuamente. Retorne a panela ao fogo e deixe até iniciar a ferver, sempre mexendo.
 
Em uma vasilha grande misture o purê de abobora com o sal e as especiarias, acrescente aos poucos o caramelo, ainda quente e misture. Acrescente os ovos e misture o composto um um batedor elétrico até obter uma mistura homogênea.
 
Abra a massa brisée e cubra uma forma (25 cm de diâmetro e cerca 5 cm de altura) com papel-manteiga, com um garfo faça furos na massa e despeje o creme de abobora (até quase chegar na borda da forma). Leve ao forno preaquecido a 180 °C e cozinhe por uns 45-60 minutos ou até que o centro da torta esteja firme com um pudim. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.
 
(*) Para obter o purê de abobora: lave a abobora, descasque e dispense as sementes, corte-a em cubos e cozinhe no forno ou em pouca agua ao vapor (fiz ao vapor), até quando a polpa estiver cozida (é só enfiar um garfo para saber). Bata a polpa quente no liquidificador ou no espremedor de batatas.
 
Enviado por: Cucchiaio Pieno