Doce de Abóbora de “La Mami” Berta

Ingredientes:
 
2,5kg de abóbora de pescoço
1 colher de sopa de cal virgem para cada kg de abóbora
1 colher de sopa de cravo-da-índia
1kg de açúcar
1,5 litro de água
 
Modo de fazer:
 
Descasque a abóbora e corte-a em cubos de aproximadamente 2 cm. Reserve. Em uma tigela grande de vidro ou cerâmica, coloque 3 litros de água e coloque a cal. Misture e deixe repousar por 15 minutos, até a cal decantar. Após esse tempo, coe a água que ficou na superfície usando filtro de papel (usar três folhas).
 
Coloque os cubinhos de abóbora nessa água e deixe por molho por 1 hora. Certifique-se que a água cubra todos os cubinhos.
 
Em seguida, lave muito bem, em água corrente, para que não fique nenhum resíduo da cal sobre a abóbora.
 
Como decidimos fazer no fogão à lenha, enquanto Cecília cuidava da parte culinária, fui acender o fogo. Usamos uma panela de cobre, grande, conforme podem ver na foto. Mas como a maioria de vocês não possui um fogão à lenha, recomendo que no preparo do doce, vocês trabalhem sempre com o fogo alto. Mas não deixem de usar a panela de cobre, pois ela dará uma cor bem viva ao doce.

 
Coloque o açúcar na panela junto com a água e os cravos. Deixe ferver. Coloque então os pedacinhos da abóbora, misturando-os uniformemente a calda. Deixe cozinhando por aproximadamente 2 horas em fogo alto, verificando sempre o nível da calda; nós fizemos até reduzir a calda à metade. Observe que os cubinhos começarão a ficar com uma textura mais durinha nas extremidades, e o meio parecerá que “encolheu” um pouco. O ponto ideal é quando você notar que a abóbora está totalmente cozida por dentro.

Retire da panela e deixe esfriar, colocando-o em seguida, em um pote de conserva.
   
Você também pode servi-lo com queijo fresco ou com sorvete de creme. Uma delícia!

Enviado por: Cozinhando com amigos Gastronomia.